Fonte

Sim, tu leu certo e, sim, isso é um post maravilhoso. Hoje, meus amigos, vocês vão ser bilíngues sem gastar meio centavo.

Me agradeçam  depois.

Ok, vamos lá.

Dia desses eu resolvi que deveria aprender (finalmente e realmente) inglês e algum idioma que eu tivesse vontade - como o Espanhol.

Não foi um pensamento inédito e nem uma vontade aleatória. Nada disso. Tem um tempo que venho assistindo vídeos e lendo textos sobre viagens e intercâmbios e sempre me vejo parada na questão "inglês fluente". Eu, bem sinceramente, digo que meu inglês é o básico do básico - e olhe lá ainda.

Foi então  que resolvi procurar e me dedicar (direitinho dessa vez) a algum curso que me proporcionasse esse aprendizado.

O problema é que estudar um idioma (e qualquer coisa, praticamente) custa caro e não é todo mundo que tem essa disponibilidade financeira pra ficar pagando.

Felizmente existem opções boas e grátis e é sobre isso que eu fiz esse post. Vamos aos cursos:

Duolingo: O Duolingo é o curso mais "conhecido", podemos dizer assim. É  totalmente grátis, online e pode ser feito via site ou aplicativo. É incrível. Eu já tinha começado os estudos-treino com o app há alguns anos, mas resolvi levar ele mais à sério literalmente anteontem. Está sendo bacana fazer as anotações  que o site coloca como observações para aprimorar a aprendizagem.

O Duolingo tem diversos módulos de atividades práticas de escrita, fala, tradução e transcrição de áudios em inglês (curso que estou fazendo agora).

Pra gente que fala Português, é possível aprender (de novo, gratuitamente e online) Inglês, Espanhol, Francês e Alemão. Mas vale lembrar que existem variações de aprendizado, como Italiano, Francês, Espanhol, Português, Esperanto, Turco e diveeersos outros idiomas pra quem fala inglês. Aqui o app nas versões iOS, Android e Windows phone.

Babbel: O Babbel eu conheci nessa última quinta, graças a uma publicidade que levava para esse artigo sobre aprender um novo idioma sem precisar se matricular em nenhum curso. Por mais contraditório que pareça, o Babbel é sim um curso, mas, ao contrário  do que eu pensava quando me inscrevi, não é totalmente grátis não.

Explico. Me empolguei com o texto deles e na hora me inscrevi, MAS, depois de realizar um módulo grátis, surgiu a tela de comprar mais aulas. Aparentemente ignorei a aba "preços" do site. 

O engraçado é que eu não comprei as próximas aulas e recebi no dia seguinte um email me dizendo que, se eu comprasse o pacote de 3 meses (menos de 50 reais no total), eu ganharia mais 3 meses (uma promoção que acaba hoje (14/05/2016), segundo eles, e que vale pra quem recebeu o link por email, pelo que entendi). Achei relativamente barato, mas ainda não sei se vou comprar. Mas fica a dica aí pra vocês, porque realmente pareceu mais barato que os cursos tradicionais. De nada.

MyEnglishOnline: Deixei esse por último por motivos de: ainda não fiz, mas é angustiante de tão sério. Apesar da apresentação negativa que acabei de fazer, o MEO parece ser bem útil para quem quer fazer um inglês mais serião e puxado. Pra começar, saiba que ele é sim grátis (até então, né), é do MEC (feito pra auxiliar no Ciências sem fronteiras, parece) e tu precisa te inscrever nele e ESPERAR uma resposta dizendo se tu pode ou não fazer esse curso (?). Me senti na inscrição do ENEM e a minha resposta levou 6 dias até ser enviada, mas consegui ter a inscrição aprovada.

Passado o primeiro desafio, decidi fazer o teste de nivelamento do site, pra saber qual o meu nível de inglês (é com base nisso que tu faz tuas aulas). O teste durou mais de meia hora. Me senti exausta e  não continuei no site depois disso. 

Agora eu já posso começar a fazer os exercícios (que, aparentemente tem até os ENUNCIADOS em inglês - e não gostei disso), mas estou meio receosa ainda, dada a minha quase peregrinação pra isso. Se entendi bem, é um curso pra quem tá na faculdade (ou algum tipo de ensino superior).

Eu de antemão peço desculpas pelo tamanho que esse texto ficou, mas queria deixar bem explicado como cada um desses cursos funciona.

Vocês conhecem algum outro site ou app pra ajudar a aprender outro idioma? 

Espero que esses ajudem. ^^

6 Comentários

  1. Esse Duolingo, eu já conhecia, tive que apagar o aplicativo pois meu celular tava muito cheio :c kkk mas vou voltar com ele. Esses outros eu nunca ouvi falar, mas parecem ser bons menos na parte de pagar HAHAHA :v
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hashuashu só o Babbel é pago! Mas, ainda assim, pareceu bem em conta. ^^

      Beijos!

      Excluir
  2. Estou querendo aprender inglês e essas dicas vieram em uma ótima hora. Vou testar <3 bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que ótimo, Taay! Eu fico bem feliz de saber que te ajudei. ^^

      Boa sorte no inglês! ^^
      Beijos!

      Excluir
  3. Ahh esse post foi bem útil para mim! Eu também ando tentando aprender inglês online e eu vou conferir os sites que você deixou aqui. Atualmente tenho feito aulas no site da Voxy,que tem parceria com a minha faculdade então eu pago bem barato,mas eu também procuro muitas aulas no youtube e achei um que se chama "Inglês com série",que ensina coisas cotidianas do inglês usando cenas de várias séries e dá exemplos bem explicativos que tem me ajudado bastante! E também tem o "Cantar Inglês" que ensina técnicas para a aprender a cantar algumas músicas certinho.
    X J X C X

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeice, que dicas maravilhosas! Muito, muito obrigada por compartilhar! Vou pesquisar pelas tuas indicações também e, que bom que ajudei!

      Beijos! ^^

      Excluir

Que tal deixar um comentário bem maneiro aí?